As formulações de fertilizantes são produzidas nas indústrias obedecendo às quantidades de matérias-primas necessárias para fornecerem os nutrientes que serão garantidos no registro do produto. As formulações, para serem comercializadas, devem obedecer às normas preconizadas pela Legislação de Fertilizantes e terem o seu respectivo registro no órgão oficial. Os nutrientes são garantidos em percentagem de nitrogênio (N), de fósforo (P2O5) e de potássio (K2O). Nas formulações podem ser adicionados os micronutrientes com suas garantias. As formulações de

fertilizantes são produzidas para cada 1.000 quilos. Como fonte de N são utilizadas a uréia, ou sulfato de amônio, os fosfatos mono e diamônio, respectivamente MAP e DAP. Como fontes de fósforo, os superfosfatos simples e triplo, o DAP ou MAP. Algumas formulações aceitam os fosfatos naturais e os fosfatos parcialmente acidulados. Como fonte de potássio são empregados o cloreto de potássio ou, em alguns casos, o sulfato de potássio.

Não é difícil calcular uma formulação de adubo. As formulações que empregam diferentes fontes de nitrogenados e/ou fosfatados exigem maior dificuldade no cálculo, mas nada impossível. Entretanto, o cálculo de uma formulação, na propriedade rural, é recomendada quando o produtor tem disponível as matérias-primas e deseja preparar uma pequena quantidade ou uma formulação de baixa concentração. Já, quantidades maiores e formulações mais concentradas exigem a compra delas prontas, fabricadas e garantidas os nutrientes pela indústria de adubos.

Devido a grande dificuldade dos alunos de agronomia terem em relação ao calculo e formulação de fertilizantes, este projeto de ensino foi idealizado no intuído de subsidiar de forma clara e abrangente a formulação de adubos granulados que contenham nitrogênio, fosforo e potássio, desde a escolha da formula comercial a ser utilizada ou comprada até a sua formulação, preparo do produto comercial em propriedade ou indústria.

Esse curso será de caráter teórico prático de explicações teóricas e exercícios complementares para o entendimento e aprendizado de como é calculado e formulado os adubos de acordo com suas formulas comerciais.

*Como protocolo de segurança destacamos que o uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento entre os alunos.

Prazo encerrado para inscrições!


Quando
03/05/2021 19h30
Vagas
Esgotadas
Carga Horária
4 hora(s)
Palestrantes
  • Leonardo Pim Petean
    • Centro Universitário Integrado
Informações

Programação Indisponível

Cursos